查看: 239|回复: 0

[新闻] 【人民日报社】中国中老年人拥抱网购

[复制链接]

该用户从未签到

发表于 2018-3-7 13:00:32 | 显示全部楼层 |阅读模式
logo.png
Seniores chineses aderem à moda das compras online
Por Li Ning, Diário do Povo
As empresas de comércio eletrônico da China começaram a detetar uma nova tendência no que concerne ao uso de smartphones e de serviços de pagamentos móveis por parte dos cidadãos seniores do país.
图片1.png
file:///C:\Users\ADMINI~1\AppData\Local\Temp\ksohtml\wps3621.tmp.png
Foto: Yin Zhiye/Diário do Povo Online
Um relatório da JD.com, uma das maiores empresas de comércio eletrônico da China, revela que durante a primeira metade de 2017, o consumo efetuado por idosos apresentou um crescimento assinalável de 78% face ao mesmo período do ano anterior.

As vendas de produtos destinados a esta faixa etária aumentaram também em 61.8% em termos anuais — uma percentagem superior ao aumento geral das vendas da JD.com.

Por seu turno, os dados recolhidos pelo grupo Alibaba, indica que o grupo de consumidores com mais de 50 anos é já muito numeroso, totalizando quase 30 milhões só nas plataformas Taobao e Tmall. O consumo destas pessoas é, em média, de 5000 yuans (790 dólares americanos) por pessoa anualmente.

file:///C:\Users\ADMINI~1\AppData\Local\Temp\ksohtml\wps3622.tmp.png
Ge Yuqi, uma octogenária, aprende a usar as funcionalidades do aplicativo WeChat, sob a supervisão de uma voluntária.
图片2.png
(Foto: Shi Yucheng/Diário do Povo Online 16/01/2018)

A China deu entrada numa fase de envelhecimento populacional. Em 2016, o número de pessoas com mais de 60 anos a viver no país ultrapassava já os 230 milhões, 16.7% do total da população. Esta proporção deverá continuar a aumentar.

Apesar dos principais responsáveis pelo crescimento do comércio eletrônico continuarem sendo os jovens, no seguimento da popularização da internet e dos pagamentos móveis, bem como o uso generalizado dos smartphones e respetivas alterações nos paradigmas de consumo, cada vez mais cidadãos seniores começam a se adaptarem às novas tendências.

A presença dos idosos no panorama do consumo online está na base da sua diversificação. Vários produtos relacionados com a população mais idosa, muitos dos quais comprados pelas gerações mais novas, passaram a fazer parte das montras online. O inverso também se verifica, com promoções destinadas aos mais velhos, que aproveitam a comodidade oferecida pelo comércio eletrônico para fazerem compras para os mais novos.

Saúde, moda e antienvelhecimento são apenas alguns dos conceitos-chave associados com os padrões de consumo sênior na internet.
file:///C:\Users\ADMINI~1\AppData\Local\Temp\ksohtml\wps3623.tmp.png
图片3.png
A 17 de janeiro, um grupo de chineses de uma empresa de construção civil compra, com a ajuda de voluntários, bilhetes de trem de regresso a casa para o Ano Novo Chinês.
file:///C:\Users\ADMINI~1\AppData\Local\Temp\ksohtml\wps3624.tmp.png
图片4.png

您需要登录后才可以回帖 登录 | 立即注册

本版积分规则