查看: 317|回复: 0

[新闻] 【人民日报社】中国环保部:打击黑色GDP,一石多鸟

[复制链接]

该用户从未签到

发表于 2018-3-7 12:53:13 | 显示全部楼层 |阅读模式
logo.png
MPA: Reforço no combate à poluição irá apoiar o desenvolvimento de uma economia mais verde
Por Wang Yuan, Diário do Povo

O Ministério da Proteção Ambiental da China realizou uma conferência de imprensa regular a 27 de fevereiro, abordando questões como a significância da eficácia do controlo da poluição e se esta irá causar perdas excessivas a algumas empresas obrigadas a limitar a produção.


Liu Bingjiang, diretor da Administração de Poluição Atmosférica do referido ministério denotou que o reforço da lei apoia as empresas com boa performance ambiental, eliminando ao mesmo tempo a economia “negra”, assegurando que o desempenho da economia industrial é positivo, melhorando a qualidade do ambiente, promovendo a conversão de energia cinética e melhorando a qualidade de vida urbana.


Liu Bingjiang disse que, embora 2017 tenha assistido a um maior reforço da aplicação da lei de proteção ambiental, a taxa de crescimento da produção industrial viu a sua queda de 6 anos consecutivos ser revertida, demonstrando a boa tendência e estabilidade do desenvolvimento e as mudanças positivas nos principais produtos industriais.


Além disso, a taxa de utilização da capacidade industrial em 2017 foi de 77%, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior, terminando uma tendência descendente de cinco anos. Na indústria siderúrgica, a qual se acredita ter sido a mais afetada, a utilização da capacidade de fundição e laminação de metais ferrosos aumentou 4,1 pontos percentuais.


Foi relatado que, em 2017, o Ministério da Proteção Ambiental da China se focou na melhoria abrangente da "lixeira descontrolada" de 62 mil empresas, contribuindo com a diminuição de 30% da concentração de PM2,5 e resolvendo outros problemas ambientais causados pelas mesmas.

file:///C:\Users\ADMINI~1\AppData\Local\Temp\ksohtml\wpsC1AC.tmp.png
图片1.png
Em Beijing, no ano 2017 foram registrados 226 dias com boa qualidade do ar, 28 dias a mais do que no ano anterior, e 23 dias de poluição grave, menos 16 do que no ano anterior. A imagem mostra o Palácio de Verão sob o céu azul.


"Quando olhamos para as questões ambientais e econômicas, temos, certamente, de o fazer de uma perspetiva holística e a longo prazo", disse Liu Bingjiang, acrescentando que a aplicação da lei de proteção ambiental para combater a poluição de empresas ilegais, denominadas como PIB negro, vai permitir conferir um maior apoio às empresas legítimas, o chamado PIB verde.


No processo de aplicação da lei, é natural que algumas empresas ilegais e empresas que não estejam em conformidade com os regulamentos sofram um maior impacto ou sejam forçadas a encerrar. Esta é uma consequência inevitável do desenvolvimento econômico.

您需要登录后才可以回帖 登录 | 立即注册

本版积分规则